20 de Julho de 2018, 05:23

Coleções de Plantas Arboreto

O Jardim Botânico tem suas coleções divididas em dois grandes grupos: Arboretum e Coleções envasadas. 

No Arboretum, encontram-se as coleções arbóreas e arbustivas, representando os ecossistemas, grupos taxonômicos e temáticos, totalizando 25 áreas. 

A conservação dos ecossistemas do Estado é prioridade para o Jardim Botânico, tal como expresso em sua Missão. Desse modo, grande parte da sua área já está ocupada pela representação dos seus principais ecossistemas florestais: Floresta Estacional Decidual e Semidecidual, Floresta  Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista e Savana-parque.

Esta última, que representa uma região fitogeográfica conhecida como Parque do Espinilho,  destaca-se por ser ecossistema ímpar no Brasil, ocorrendo em apenas uma área restrita da região extremo oeste do Estado. Abriga poucas espécies, porém várias delas são endêmicas, raras e ameaçadas de extinção, como Astronium balansae e Prosopis nigra e é caracterizado pela presença de Acacia caven, representadas na coleção. A fisionomia dessa formação é aberta, sendo que a copa das árvores, de pequeno porte, não se tocam. 

Outra coleção de grande importância ecológica é a de Myrtaceae, pois são abundantes nas matas do Estado, sendo que dos 24 gêneros representados na flora brasileira, 19 ocorrem no Rio Grande do Sul e 17 estão presentes na coleção. Das 64 espécies existentes na coleção, 36 - Diagnóstico Área das Palmeiras 57 são nativas do Estado, destacando-se Eugenia multicostata, E. florida, E. schuechiana, Myrcia selloi, M. multiflora, Myrcianthes gigantea, Myrciaria plinioides e Syphoneugenia reitzii.

FZB - Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul

Rua Dr. Salvador França, 1427

CEP: 90.690-000

Porto Alegre - RS

Fone: Centro de visitantes: (51)3320-2027 Administração: (51) 3320-2024

Visitações

Escolas/grupos devem agendar sua visita nas datas disponíveis abaixo:

  • Lista Vermelha Flora
  • Central do Cidadão
  • Concurso FZB 2014
Desenvolvido pela PROCERGS    |    Termos de uso